Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 30 de novembro de 2008

A tragédia de Santa Catarina

Dá até um arrepio imaginar quanta dor e sofrimento as pessoas que vivem em Santa Catarina, mais especificamente nas regiões que foram atingidas, estão passando ao ver suas casas detonadas pelas enchentes, em perder familiares e amigos, em ter toda uma vida levada pela chuva....
Eu vi algumas imagens pela TV e fiquei assustada e impressionada com tamanho da calamidade e com a força que a natureza pode ter.
É até difícil acreditar que apenas água, em forma de chuva, possa ter acabado com a vida de tantas pessoas.
A única coisa boa de tudo isso é ver a solidariedade humana. Esses dias andando na rua vi um cartaz em uma academia dizendo que estavam recolhendo mantimentos para mandar para os necessitados das enchentes. Achei legal a iniciativa, pretendo deixar minha contribuição na segunda feira.
Tenho achado boa a cobertura que a mídia tem dado deste caso. A internet dá destaque ao desastre, e sempre informa os acontecimentos com grande velocidade, sem se tornar repetitiva e sem falar de assuntos desnecessários. Eu acompanho mais pelo site G1, mas dou uma "sapeada "nos outros algumas vezes.
Esses dias vi também uma espécie de comentário do Willian Bonner no Jornal Nacional. Ele mostrou os principais pontos afetados, e ia analisando os prejuízos, entrevistando pessoas, comentando os fatos, tudo com uma olhar não só de jornalista, mas também humano, como se aquilo também mexesse com ele. Foi uma bela reportagem.
A revista Veja também fez uma boa reportagem, com ótimas fotos e infográficos. Só acho que a publicação apelou um pouco ao colocar uma foto de uma criança de três anos na capa. O título dizia que ela era a primeira vítima, e na matéria eles explicavam que ela morreu quando sua casa desabou, e que ela foi a primeira vítima da tragédia a ser registrada na lista que já passa de cem nomes. Fora isso a reportagem especial foi bem elaborada, e deixou os leitores da revista a par do assunto.
Enfim, o que se sabe é que cidades inteiras foram afetadas, e que vai ser necessário muito tempo e mão de obra para que tudo fique em seu lugar de novo.
Torço para que todos fiquem bem por lá, que toda a população tenha força para sair dessa situação, e que disso tudo, fique um alerta que a Terra está nos dando...Ela precisa de ajuda, e se não fizermos algo, amanhã poderá ser a gente na mesma situação que o pesosal do sul do país.

2 comentários:

  1. Pois é, Jú... Não vai demorar nada pra sermos nós nessa situação. E além de nós, o Brasil inteiro e depois o mundo inteiro.
    A humanidade ignora os sinais da natureza... Ontem vi uma reportagem no Fantástico sobre áreas de proteção ambiental devastadas em Rondônia, e daí veio gente dizendo que nem sabia! ¬¬

    Quanto a mídia nessa história toda, acredito que a Band e a Record, como sempre, estão apelando. Sempre que ligo nesses dois canais específicos, é isso: SANTA CATARINA URGENTE. Tudo bem, quem sabe assim o povo não ajuda mais o povo de lá. E a Veja, pra variar, APELOOOOU!

    Até hoje a noite! Que saudade!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Nossa Jú... Curti seu texto...
    Fiquei sabendo sobre esse assunto e, realmente, a Terra pede socorro... E se a humanidade não enxerga os mínimos detalhes, a natureza se rebela... Não é exatamente isso... Mas enfim, é como se aumentasse a necessidade de pedir socorro...
    Mas enfim, no caso da mídia, bom... Como muitos dizem: "Tudo vale", até fazer reportagem de quem não morreu, falando que já morreu... É um mundo perdido, realmente... Competição total! Ahm, desfoquei o assunto, mas é isso aí...
    rs

    Jú... Fiz um outro texto.. Postei hoje... Se puder dê uma olhadinha

    Um beeeijo moça..
    Saudade de vc
    Se cuida

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!!!!

Agradecemos a preferência e volte sempre!!!

xD


* Caso não tenha conta no google, clique na opção Nome/URL para comentar